Promo

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Casal Carina S 170 (de 1967)

Se tivesse que fazer um top sobre as motorizadas que mais gosto, sem sombra de dúvidas, poria a Casal Carina S170 em primeiro lugar por várias razões! Foi a primeira scooter de produção 100% nacional, apesar de ter aparecido depois das Vespas e das Lambrettas ainda conseguiu o seu lugar e apesar de muita gente não a achar tão bonita como as concorrentes Italianas, eu não tenho qualquer dúvida sobre isso.

A motorizada ia se chamar Casal S170 mas por votação das funcionarias da empresa, passou-se a chamar Carina, que aparentemente na zona da Aveiro significa "querida". Pelo que se sabe foram produzidas cerca de 7000 unidades. Houve 3 modelos diferentes com diferenças minimas e ainda houve um tricarro, apesar de haver pessoas que afirmam que não era original de fábrica, era uma adaptação.

Esta Casal Carina S170 é da 3ª e última geração da Carina. As diferenças podem ser vistas nas entradas de ar à frente e atras no balão do motor, na manetes em forma dos dedos, punhos e assento pretos e no escape que é mais subido de maneira a não bater tão facilmente no chão.

Mais um vez é francamente uma pena, não termos uma fabrica em Portugal que produza as nossas "Vespas"... Com a quantidade de admiradores de Vespas e afins que temos em Portugal, havia sem margem de dúvidas, mercado para uma scooter do genero. Mas como normalmente tudo que é nosso é uma porcaria, mais uma vez preferimos as estrangeiras às nacionais...

O sonho realizou-se o mês passado quando a minha namorada sem eu saber de nada, conseguiu comprar uma Carina! Antes ainda me deu um livro interessantissimo sobre a indústria Casal de 1964-1974! Tudo isto sem eu me aperceber de nada! Simplesmente inacreditável! A melhor prenda que alguma vez recebi e uma surpresa única!

Brevemente irá ser completamente restaurada.

As fotos da Casal S170 Carina:











Tampa MC - Motores Casal 


                                                              Aviso (curioso) filtro do ar

Guarda-lamas MC - Motores Casal

4 comentários:

  1. Caro amigo,

    Parabéns pela prenda, e pela namorada! Sim, porque namoradas assim não há muitas, he,he.
    A sua Carina está em muito bom estado, e aparentemente completa (à excepção do retrovisor) o que facilita muito a recuperação.
    Também possuo uma Carina, só que de 1969. Depois de ler o seu post em que menciona que a sua é de 1967, e depois de ver as diferenças da sua para a minha, creio que poderá haver algum erro no seu livrete. Não é que isso seja muito importante mas é sempre bom termos a certeza da idade das nossas “meninas”. Eu explico. A minha, apesar de ser de 69, tem as características do chamado “2º modelo”, alavanca de travão/embraiagem em forma de bico de pato, dois amortecedores traseiros, entrada de ar à frente unicamente em um dos balons entre mais um ou outro pormenor. A sua é nitidamente um “3º modelo”, assim sendo como é possível ser mais antiga de livrete que a minha? Além disso a avaliar pelos autocolantes (que deverão ser originais) são típicos dos utilizados nas carinas dos anos 70. Poderia dar-se o caso de o livrete da minha estar errado mas bate certo com outros modelos de 69 e anteriores que tenho visto.
    Bem, o que interessa é que tem ai uma máquina sem duvida das mais interessantes da nossa ex-industria motociclista nacional.

    Abraço

    Miguel Lobo

    ResponderEliminar
  2. Caro amigo Miguel Lobo,

    Antes demais muito obrigado pelo seu comentário! Realmente não há muitas namoradas/mulheres tolerantes com este tipo de paixões! Tenho muita sorte!
    Em relação à questão que levantou sobre a Carina, realmente já me tinha questionado sobre este assunto... Pois a Carina é claramente da 3ª geração mas quer no motor quer no quadro tem o ano 1967... Agora no documento único não existe qualquer referência a que ano foi fabricada, mas vou tentar descobrir...
    Poderá ter levado outras chapas no quadro? Pode ter sido alterada para parecer mais recente?

    ResponderEliminar
  3. Tenho uma Casal Carina de 1982 com librete, se alguem esta interesado na compra favor contactar. Ta em Esmoriz mais posso trazer pra Porto. makiarra@hotmail.com

    ResponderEliminar
  4. Procuro decumentos de casal carina alguém tem para venda

    ResponderEliminar