Promo

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Perfecta Super (F.N.B.M.) de 1969

Fundada em 1922 a F.N.B. Fábrica Nacional de Bicicletas, que mais tarde viria a ter a sigla F.N.B.M. Fábrica Nacional de Bicicletas e Motorizadas, por Vilarinho e Moura, que tinha sede na rua do Bonjardim no Porto, produziu durante inúmeros anos belas bicicletas, motorizadas e motas, quer marcas proprias quer marcas de outros stands. A conhecidíssima Vilar, a Vanguard e Perfecta. Estas motorizadas e motas, usavam uma série de motores: Villers, Jap, Pachancho, Cucciolo, Zundapp e Casal. Usando até no mesmo modelo diferentes tipos de motor. 
Esta motorizada é uma Perfecta modelo Super de 1969, mas o motor é Casal de 1968. Tal como as motorizadas dos anos sessenta tem particularidades únicas.
Uma das curiosidades dos motociclos nos anos 60 são as cores que normalmente eram alusivas ao clubes de futebol do coração dos donos da motorizadas. Por isso havia uma grande tendência de apostar no azul e branco, verde e branco e o vermelho e branco. Estas cores que era respectivamente do Porto, Sporting e Benfica. Haviam donos que ainda colocavam simbolos nos depositos e nas malas.
Os padrões de pintura nos guarda-lamas, depósito e malas são de uma beleza única.
A motorizada Perfecta tem uma séria de chapas e simbolos. Tem "mata-cães", "porta-couves" e barrões de protecção de queda.

Fotografias da Perfecta Super:



Os barões para o condutor não correr riscos de em caso de queda ficar debaixo da motorizada.


Motor Casal
Mata-Cães com o "V" de Vilar
 Simbolo da "FNB - Porto"
 Chapa do stands onde se comercializava a motorizada em Lisboa.
 E o stand do Porto.
Pormenor da roda "Vilar"

2 comentários:

  1. Boa noite
    Estou a recuperar cuidadosamente uma Perfecta Vilar creio que de 1969. Estou com dificuldades de entender o funcionamento dos amortecedores frontais, fabricados em Inglaterra pela A&P. Creio que se trata de uma suspensão hidráulica e pneumática, já que comprime a coluna de ar no interior do braço e baínha. Fiz um desenho detalhado do amortecedor para tentar entender o funcionamento e portanto a quantidade de óleo a colocar. Mas não cheguei a conclusão nenhuma. Se alguém me puder ajudar agradeço: Preciso saber o tipo de óleo a a quantidade exacta a colocar
    Muito obrigado
    António Carapito

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde, adquiri uma motorizada perfecta super de 1965 mas sem documentos. Procuro uns para a legalizar. Se alguém vender, agradeço.

    ResponderEliminar