Basicamente vou tentar partilhar e explicar a melhor maneira de fazer as coisas sem grandes problemas.
Em relação à compra não vou opinar porque existem milhares de motivos, emoções e razões para a fazer ou não. Agora o conselho que vos dou é, se vão comprar uma motorizada antiga, comprem uma motorizada nacional!
O primeiro passo depois de chegar a acordo, é preencher um "Requerimento de Registo Automóvel" Modelo Único (http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/servicos-externos-docs/impressos/automovel/requerimento-de-registo/downloadFile/file/DUA_modelo_unico.pdf?nocache=1217232046.45), ATENÇÃO: só é aceite se for impresso frente e verso, onde se preenche os dados do comprador e do vendedor. Juntem fotocópia de BI/Cartão de Cidadão e número de contribuinte caso o vendedor não vá à loja do cidadão. Se o vendedor for à loja do cidadão, o processo é mais rápido porque fazem logo a transferência de propriedade e pedido de novo documento único.
Caso a motorizada ainda tenha matricula antiga (camarária), têm de pedir a nova matricula nacional. Têm de preencher um pedido de Certificado de Matricula (apenas a caneta de tinta preta) - http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Portugues/Formularios/Documents/Modelo9.pdf. E irão ser chamados para ir ao IMTT, onde um engenheiro técnico irá analisar o motociclo em causa e fazer a devidas medidas. Pela experiência (pouca) que tenho este processo até ao recebimento da nova matricula demora cerca de 2 a 3 meses.
A partir dai bons restauros e boas curvas!
Em relação aos motociclos que não tenham documentos, sei que é possivel legaliza-los, mas como ainda não tive qualquer situação dessas, não posso falar do que não sei.
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