Promo

quinta-feira, 31 de março de 2011

CINAL PACHANCHO Modelo Everest (1956)

A empresa Pachancho foi a primeira empresa a produzir industrialmente (em massa) motorizadas em Portugal. Previamente, teriam já existido outras duas empresas neste ramo (uma delas a Alma), que no entanto não conseguiram atingir os níveis de qualidade e de profissionalismo da Pachancho. A história desta empresa, no mercado das motorizadas, continua a ter alguns mistérios para os quais não se consegue obter resposta. Dado serem apelidadas de verdadeiras glórias das estradas Portuguesas, e com isso representarem um marco histórico no sector, é notória a existência de inúmeros fãs da marca de Braga.


Com linhas arrojadas, as motorizadas Pachancho foram um produto 100% nacional, uma vez que o quadro, motor e pneus eram totalmente produzidos em Portugal – Braga.


Eduardo Braga, um aventureiro na vida e um grande motard, teve na Cinal Pachancho a primeira motorizada! É com grande estima e orgulho que a exibe nos dias de hoje. Este exemplar de Engenharia Portuguesa foi em primeira mão para os CTT, tendo sido posteriormente pertença de dois particulares.
Após um período de aventuras, Eduardo Braga "encostou" a Pachancho para experimentar uma Nipónica Suzuki.


A motorizada esteve “esquecida” e sem funcionar durante 19 anos, sendo que agora é tempo de dar novamente vida a esta verdadeira relíquia das estradas!


Algumas características interessantes da Cinal Pachancho:
- Três velocidades de punho;
- Kick start é para a frente;
- Motor Pachancho Braga;
- Sistema de suspensão extremamente curioso (e um pouco ausente);
- Selim EFS (não se sabe se é o original...).


Os modelos das Pachancho eram atribuídos por nomes de montanhas, e supomos que esta será uma Himalaia ou Australina. Mas uma vez que foi uma versão adquirida pelos CTT, poderemos estar perante um modelo especial, destinado especificamente para os fins da empresa.


Por norma, quando se começa o processo de restauro de uma peça deste género, acaba sempre por ser uma aventura. No entanto, esta será um desafio ainda maior dada a sua antiguidade.


Para todos os interessados, aqui vão as fotos:















1 comentário:

  1. Tive um grande prazer em oferecer-te esta beleza,és a pessoa certa, tu vais dar-lhe "vida" como ela merece, não podia estar em melhores mãos, anseio pelo dia de a ver circular com o orgulho da sua origem"Bracarense"!
    Grande abraço amigo Joca!

    ResponderEliminar