Promo

quinta-feira, 24 de março de 2011

Burro "Equus asinus"

Uma grandiosa Glória que jamais poderia ser esquecida, é sem dúvida alguma, o Burro, nome cientifico Equus asinus. O Burro que em tanto contribuiu para o desenvolvimento e sucesso do Homem, foi domesticado cerca de 5000 antes de Cristo. O Burro é um elemento que teve uma presença brutal ao longo dos séculos, mas talvez agora vive momentos de algum esquecimento e corre alguns riscos de estar em vias de extinção.

Associado sempre ao trabalho e ao povo, o Burro durante milhares de anos caminhou lado a lado com o Homem, nas mais variadas actividades, quer no transporte de pessoas, carga e nas nas actividades agricolas, como lavrar e semear! As motorizadas foram o salto do Homem comum para ter um meio mecânico de transporte onde o burro por norma foi substiuido, sendo apenas usado para as tarefas agricolas.

Pois o Burro de burro não tem absolutamente nada, ou talvez lhe chamem Burro por ter uma predisposição para trabalhar enorme e num país como Portugal onde não se faz nenhum claro que o animal tinha de ser Burro...

O Burro é um animal pelo qual tenho uma profunda admiração, já tive cavalos, mas gosto muito de burros. Os cavalos são animais nobres e com um meio desportivo forte, não sofre nenhum perigo de extinção. Os burros já pouca gente os quer... No colminar de um sonho antigo do meu pai tornamo-nos donos de um Burro pela primeira vez em 1997 e desde então temos tido sempre Burros! São animais de relativa "low maintenance"! Pois apenas necessitam de algum espaço, comem erva e palha (e algum cereal mas é opcional). Pode ser usado para montar mas o que mais acho piada é a puxar carroça. No passado Dezembro conseguimos pela primeira vez obter a nossa primeira cria. É incrível ver como practicamente pouca gente tinha visto um burro pequeno! Espero que apesar de pequena, esta contribuição seja útil para a preservação desta tão importante raça!
Por motivos de curiosidade já tivemos uma Burra, que já participou num Presépio ao vivo!

 À esquerda a Gioconda e a direita o Leonardo D'Avintes.
A Monalisa, ou Lisinha para os amigos...


Agradeço ao Ciríaco Ribeiro pela cedência das fotos.

Sem comentários:

Enviar um comentário