Se tivesse que fazer um top sobre as motorizadas que mais gosto, sem sombra de dúvidas, poria a Casal Carina S170 em primeiro lugar por várias razões! Foi a primeira scooter de produção 100% nacional, apesar de ter aparecido depois das Vespas e das Lambrettas ainda conseguiu o seu lugar e apesar de muita gente não a achar tão bonita como as concorrentes Italianas, eu não tenho qualquer dúvida sobre isso.
A motorizada ia se chamar Casal S170 mas por votação das funcionarias da empresa, passou-se a chamar Carina, que aparentemente na zona da Aveiro significa "querida". Pelo que se sabe foram produzidas cerca de 7000 unidades. Houve 3 modelos diferentes com diferenças minimas e ainda houve um tricarro, apesar de haver pessoas que afirmam que não era original de fábrica, era uma adaptação.
Esta Casal Carina S170 é da 3ª e última geração da Carina. As diferenças podem ser vistas nas entradas de ar à frente e atras no balão do motor, na manetes em forma dos dedos, punhos e assento pretos e no escape que é mais subido de maneira a não bater tão facilmente no chão.
Mais um vez é francamente uma pena, não termos uma fabrica em Portugal que produza as nossas "Vespas"... Com a quantidade de admiradores de Vespas e afins que temos em Portugal, havia sem margem de dúvidas, mercado para uma scooter do genero. Mas como normalmente tudo que é nosso é uma porcaria, mais uma vez preferimos as estrangeiras às nacionais...
O sonho realizou-se o mês passado quando a minha namorada sem eu saber de nada, conseguiu comprar uma Carina! Antes ainda me deu um livro interessantissimo sobre a indústria Casal de 1964-1974! Tudo isto sem eu me aperceber de nada! Simplesmente inacreditável! A melhor prenda que alguma vez recebi e uma surpresa única!
Brevemente irá ser completamente restaurada.
As fotos da Casal S170 Carina:
Tampa MC - Motores Casal
Aviso (curioso) filtro do ar
Guarda-lamas MC - Motores Casal