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quinta-feira, 31 de março de 2011

CINAL PACHANCHO Modelo Everest (1956)

A empresa Pachancho foi a primeira empresa a produzir industrialmente (em massa) motorizadas em Portugal. Previamente, teriam já existido outras duas empresas neste ramo (uma delas a Alma), que no entanto não conseguiram atingir os níveis de qualidade e de profissionalismo da Pachancho. A história desta empresa, no mercado das motorizadas, continua a ter alguns mistérios para os quais não se consegue obter resposta. Dado serem apelidadas de verdadeiras glórias das estradas Portuguesas, e com isso representarem um marco histórico no sector, é notória a existência de inúmeros fãs da marca de Braga.


Com linhas arrojadas, as motorizadas Pachancho foram um produto 100% nacional, uma vez que o quadro, motor e pneus eram totalmente produzidos em Portugal – Braga.


Eduardo Braga, um aventureiro na vida e um grande motard, teve na Cinal Pachancho a primeira motorizada! É com grande estima e orgulho que a exibe nos dias de hoje. Este exemplar de Engenharia Portuguesa foi em primeira mão para os CTT, tendo sido posteriormente pertença de dois particulares.
Após um período de aventuras, Eduardo Braga "encostou" a Pachancho para experimentar uma Nipónica Suzuki.


A motorizada esteve “esquecida” e sem funcionar durante 19 anos, sendo que agora é tempo de dar novamente vida a esta verdadeira relíquia das estradas!


Algumas características interessantes da Cinal Pachancho:
- Três velocidades de punho;
- Kick start é para a frente;
- Motor Pachancho Braga;
- Sistema de suspensão extremamente curioso (e um pouco ausente);
- Selim EFS (não se sabe se é o original...).


Os modelos das Pachancho eram atribuídos por nomes de montanhas, e supomos que esta será uma Himalaia ou Australina. Mas uma vez que foi uma versão adquirida pelos CTT, poderemos estar perante um modelo especial, destinado especificamente para os fins da empresa.


Por norma, quando se começa o processo de restauro de uma peça deste género, acaba sempre por ser uma aventura. No entanto, esta será um desafio ainda maior dada a sua antiguidade.


Para todos os interessados, aqui vão as fotos:















quinta-feira, 24 de março de 2011

Burro "Equus asinus"

Uma grandiosa Glória que jamais poderia ser esquecida, é sem dúvida alguma, o Burro, nome cientifico Equus asinus. O Burro que em tanto contribuiu para o desenvolvimento e sucesso do Homem, foi domesticado cerca de 5000 antes de Cristo. O Burro é um elemento que teve uma presença brutal ao longo dos séculos, mas talvez agora vive momentos de algum esquecimento e corre alguns riscos de estar em vias de extinção.

Associado sempre ao trabalho e ao povo, o Burro durante milhares de anos caminhou lado a lado com o Homem, nas mais variadas actividades, quer no transporte de pessoas, carga e nas nas actividades agricolas, como lavrar e semear! As motorizadas foram o salto do Homem comum para ter um meio mecânico de transporte onde o burro por norma foi substiuido, sendo apenas usado para as tarefas agricolas.

Pois o Burro de burro não tem absolutamente nada, ou talvez lhe chamem Burro por ter uma predisposição para trabalhar enorme e num país como Portugal onde não se faz nenhum claro que o animal tinha de ser Burro...

O Burro é um animal pelo qual tenho uma profunda admiração, já tive cavalos, mas gosto muito de burros. Os cavalos são animais nobres e com um meio desportivo forte, não sofre nenhum perigo de extinção. Os burros já pouca gente os quer... No colminar de um sonho antigo do meu pai tornamo-nos donos de um Burro pela primeira vez em 1997 e desde então temos tido sempre Burros! São animais de relativa "low maintenance"! Pois apenas necessitam de algum espaço, comem erva e palha (e algum cereal mas é opcional). Pode ser usado para montar mas o que mais acho piada é a puxar carroça. No passado Dezembro conseguimos pela primeira vez obter a nossa primeira cria. É incrível ver como practicamente pouca gente tinha visto um burro pequeno! Espero que apesar de pequena, esta contribuição seja útil para a preservação desta tão importante raça!
Por motivos de curiosidade já tivemos uma Burra, que já participou num Presépio ao vivo!

 À esquerda a Gioconda e a direita o Leonardo D'Avintes.
A Monalisa, ou Lisinha para os amigos...


Agradeço ao Ciríaco Ribeiro pela cedência das fotos.

terça-feira, 15 de março de 2011

Volkswagen Limousine de Luxo 1200 (Carocha) de 1956

A primeira glória não nacional, pertence a uma grande entrada e um grande icone das estradas a nível mundial! O Volkswagen "carocha"! Este modelo que em tantas graças já caiu, é uma lenda viva da estrada que já teve inúmeros modelos e foi produzido durante imensos anos! De salvaguardar que apesar de gostar muito do nosso patrimonio nacional em termos de veículos de duas e quatro rodas, não poderia fechar-me a 100% a veiculos não nacionais!

Este carocha pertenceu a uma grande pessoa, pertenceu ao meu avô! O meu avô foi um grande motard e durante a vida dele toda teve inúmeras motorizadas e motas (dai não ter dúvidas sobre os meus genes). E apenas teve um automóvel, esse automóvel foi este carocha. Preservou-o da melhor maneira sem o alterar muito e nem gostava, porque a verdadeira paixão eram a motas...

Quando fiz 18 anos, não podia ter recebido melhor prenda, pois num envelope pequeno vinha o livrete da máquina com o registo em meu nome!

É um Volkswagen Limousine de Luxo 1200 de 1956 com tecto de abrir até atrás (ou como dizem os Ingleses: "sunroof"), com simbolos antigos da Volkswagen e as famosas "setas", que eram um pisca alternativo!

O estado dele é razoavelmente bom, de notar que apenas foram substituido o material dos acentos que em vez de napa são de tecido preto e colocaram um apoio de cabeça, que o original não tinha... A sua pintura, também, já teve claramente melhores dias.. Por isso finalmente chegou o momento em que vou recriar e por o carocha 100% original, como se tivesse saido da fábrica em 1956.

O primeiro passo já foi dado, pedi um certificado ao Museu de Munique da Volkswagen, para saber uma ficha de origem do automovel. O carocha já está na oficina onde brevemente irei colocar mais fotografias do seu restauro.

Uma vez que o grande sorriso do meu avô já não é possivel presenciar espero que com este restauro, e com a preservação desta grande máquina, contribuia para a relembrar o grande homem que foi e manter viva a presença de uma pessoa que tão grande significado teve na minha vida! Espero que está maquina perdure pelas gerações que virão...




quarta-feira, 9 de março de 2011

UMM Alter II(1990) + CASAL (Boss) K168S(1982)


A semana passada levei a Casal para ser atribuida a nova matricula ao IMTT. O Engenheiro Inspector deixou uma palavra de apreço pela qualidade do restauro da motorizada. Aqui fica registado o momento.